Textos

Astanga Hrdaya: O Coração dos 8 Ramos do Ayurveda

Astanga Hrdaya: o coração dos 8 ramos do ayurveda
Dr. Aderson Moreira da Rocha

O Astanga Hrdaya foi escrito pelo mestre Vagbhata no século VII da nossa era, o texto é muito importante pois faz um resumo de todo conhecimento acumulado da tradição do Ayurveda, no subcontinente indiano, até aquele momento. Vagbhata foi um médico e sábio de Sindh, região norte da índia, de uma famosa família de médicos ayurvédicos e acumulou uma enorme conhecimento. Os pesquisadores ayurvedistas consideram que ele nasceu um brâmane hindu, foi educado nos seus preceitos e práticas e posteriormente adotou o budismo como religião. Por conseguinte ele tinha uma combinação harmoniosa das duas religiões que tiveram um papel importante no desenvolvimento da Medicina Ayurvédica no subcontinente..

O texto de 120 capítulos é um resumo de um trabalho maior e mais completo denominado Astanga Samgraha com 150 capítulos, do mesmo Vagbhata ou de um parente próximo a ele. Estes dois importantes textos da Índia medieval apresentam um sumário do Caraka Samhita ( escola de clínica médica) e do Susruta Samhita ( escola de cirurgia ayurvédica) alem de outros textos menos valorizados pela tradição.

Vagbhata, foi um autor extremamente importante na tradição e seu trabalho ganhou fama rapidamente devido a isto foi traduzido para outras línguas como o tibetano, árabe e persa. Mas o seu sucesso maior sempre foi no estado de Kerala, sul da índia, onde é reverenciado como o mestre que ensinou a ciência ayurvédica aos ancestrais da linhagem asthavaidya ( as 8 famílias tradicionais do Ayurveda). O treinamento de um médico astavaidya termina com a recitação diária de 10 capítulos do Astanga Hrdaya no santuário familiar, que deve ser praticado durante todo o ano. Um médico astavaidya era também obrigado a fazer uma cópia em folhas de palmeira, do Astanga Hrdaya, como parte da sua graduação.

Apesar do Astanga Hrdaya ser descrito como um “ texto de grande beneficio para os menos estudiosos”, pelo próprio Vagbhata, é um trabalho enciclopédico dividido em seis seções, com 120 capítulos, contendo 7444 versos. O tratado unifica e harmoniza uma grande massa de conhecimentos acumulados na tradição por centenas de anos. As dificuldades, muitas vezes, encontradas no estudo dos textos mais antigos de Caraka e Susruta são sanadas por Vagbhata, colocando-o como um dos grandes acharyas ( mestres) da ciência ayurvédica do subcontinente indiano.

O principal objetivo deste importante trabalho foi colocar em apenas um texto os assuntos mais relevantes dos antigos clássicos de Caraka e Susruta. Na antiga Índia havia uma separação ou rachadura entre de duas escolas principais do Ayurveda: a clínica médica ou escola de Atreya do Caraka Samhita e a cirurgia ou escola de Dhanvantari do Susruta Samhita. Vagbhata consegue, de forma brilhante, sintetizar estes conhecimentos e afirma que a ciência ayurvédica dos antigos mestres Caraka e Susruta devem ser combinadas na prática médica. O compendio é estritamente racional e as discussões filosóficas e espirituais, encontradas em outros trabalhos, foram deixadas de lado para colocar ênfase na Medicina Ayurvédica. Nas palavras de Vagbhata:

“ Este Hrdaya ( Astanga Hrdaya) é como o coração ( essência) do com-
pleto oceano da literatura do Ayurveda. Devido a boa sorte que ad-
vem disto possa o mundo inteiro alcançar a felicidade”

Terminamos estas linhas com a mensagem do sábio Vagbhata retirada do Astanga Hrdaya:

“ Aquele que satisfaz-se diariamente com alimentos saudáveis e ati-
vidades que discriminam (o bom e ruim em tudo e age sabiamente),
que não é apegado ( demasiadamente ) aos objetos dos sentidos, que
desenvolve o ato da caridade, que considera a todos como iguais
(agindo com gentileza), com sinceridade, com perdão e mantendo a
companhia de pessoas boas, torna-se livre de todas as doenças”

Prof. Dr. Aderson Moreira da Rocha
Clínico geral, reumatologista e acupunturista
Mestre e doutor em Saúde Coletiva pela UERJ
Visite nosso site: www.ayurveda.com.br

Acesse o site: www.eyoga.uol.com.br

 

Rua Gonçalves Dias, nº. 109 Pio Correa - Criciúma/SC
Clique aqui para
iniciar uma conversa